Se você tem duvidas sobre menstruação e tem vergonha de perguntar sobre isso a seus pais, aqui você vai saber sobre tudo relacionada à menstruação. A menstruação é um escoamento de sangue liberado pelo útero de quase todas as fêmeas. É um ciclo de 28 dias no qual por uma semana a mulher libera esse sangue. A primeira menstruação surge aproximadamente aos 12 anos de idade e é chamada de menarca, depois da menina menstruar pela primeira vez o seu corpo já estará apto para gerar outra vida. É bom saber sobre o ciclo menstrual que é todo mês é preparado para receber um embrião que ali se desenvolverá em uma gestação, quando não recebido ele descarta o tecido que revestiria o útero fazendo com que haja a menstruação. Confira com as nossas dicas tudo o que você deve saber mais sobre a menstruação.
Menstruação na gravidez é possível?
É importante saber que a menstruação durante o período de gestação é possível, porém não é natural, a grávida que estiver tendo sangramento durante sua gestação deve procurar a orientação médica. Isso ocorre por vários fatores como implantação do bebê ainda nos primeiros 15 dias de fecundado, alterações hormonais, Sensibilidade do colo do útero, gravidez ectópica quando o óvulo fecundado está nas trompas e não no óvulo, infecções e trabalho de parto. Esse sangue liberado não pode ser de extrema abundância, caso seja a mulher deve ir urgentemente a um hospital, para saber se o bebê não corre risco de vida.
Menstruação e anticoncepcional
Menstruação adiantada o que pode ser?
Inúmeras piadas circulam na Internet: há quem diga que TPM quer dizer "Todos Problemas Misturados". Outros, a definem como "Totalmente Pirada e Maluca". Já os mais sádicos avisam: "Tendência Para Matar" ou, ainda, "Tendências a Pontapés e Murros". Pode parecer hilário, mas não ouse contar uma dessas para uma mulher "naqueles dias". Dados apontam que a famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM) atinge mais de 18,5 milhões de brasileiras de 10 a 49 anos. Nada menos do que 80% das mulheres em fase reprodutiva apresentam sintomas típicos como irritabilidade, humor deprimido, aumento de apetite e dores de cabeça. Antes rotulados como problemas psiquiátricos, hoje essas alterações são encaradas de outra forma, graças aos avanços da medicina, que já dispõe de recursos para amenizar os "dias de fúria".O que se sabe é que a média de idade de início da TPM é por volta dos 26 anos de idade, e a tendência é que ela vá se agravando ao longo dos anos. As mulheres mais sujeitas a este problema são aquelas que sofrem de algum episódio depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor, assim como aquelas que tiveram depressão pós-parto. Outras causas médicas apontadas como agravantes da TPM são anemia, distúrbio autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica e doenças do colágeno.
Quais os tipos de TPM?
Existe mais de um tipo de TPM. No total, são quatro variações. É importante salientar que os sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em combinação variável.
TPM do Tipo A: o sintoma principal é a ansiedade. Porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e aquela sensação de estar "no limite".
TPM do Tipo H: prepondera à retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.
TPM do Tipo C: a cefaleia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também, apresentar a fadiga e o aumento de apetite (principalmente os doces).
TPM do Tipo D: a depressão é o principal sintoma. Está associada à insônia, ao choro fácil, ao desânimo e ao esquecimento.
Existe mais de um tipo de TPM. No total, são quatro variações. É importante salientar que os sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em combinação variável.
TPM do Tipo A: o sintoma principal é a ansiedade. Porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e aquela sensação de estar "no limite".
TPM do Tipo H: prepondera à retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.
TPM do Tipo C: a cefaleia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também, apresentar a fadiga e o aumento de apetite (principalmente os doces).
TPM do Tipo D: a depressão é o principal sintoma. Está associada à insônia, ao choro fácil, ao desânimo e ao esquecimento.
Como se identifica a TPM? Para caracterizá-la, durante o intervalo de 12 meses, a mulher deverá ter apresentado na maioria dos ciclos pelo menos cinco dos sintomas abaixo:
- Humor deprimido
- Raiva ou irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Falta de interesse pelo que se costuma gostar
- Aumento do apetite
- Insônia ou hipersonia
- Sensação de falta de controle sobre si mesmo
- Algum sintoma corporal
- Humor deprimido
- Raiva ou irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Falta de interesse pelo que se costuma gostar
- Aumento do apetite
- Insônia ou hipersonia
- Sensação de falta de controle sobre si mesmo
- Algum sintoma corporal
Curiosidades sobre a TPM
1. Ficar mais sensível ou irritada e culpar a TPM é mera desculpa
Depende. A TPM existe e tem, até hoje, causa desconhecida. A maior parte das mulheres afetadas pela tensão pré-menstrual sofre do problema em grau leve (quase imperceptível) e moderado (com alguns sintomas incômodos). A minoria apresenta o grau severo. Nesses casos, é preciso ajuda psiquiátrica. Há cerca de 180 sintomas relacionados à TPM. Ela caracteriza-se pela soma de alguns deles, que surgem entre sete e dez dias antes da menstruação e repetem-se por três meses seguidos. Caso isso não aconteça, pode ser desculpa feminina.
2. Só a irritabilidade e o inchaço já configuram a TPM
Verdade. Se esses sintomas aparecerem juntos entre sete e dez dias antes da menstruação, podem caracterizar a TPM. Mas, isoladamente, eles podem não ter relação nenhuma com ela.
3. Só mulheres com mais de 30 anos sofrem com a TPM
Mentira. A TPM pode se manifestar em mulheres de qualquer idade. É mais comum que apareça um ou dois anos após a primeira menstruação. Mas é importante não confundir aquela irritabilidade típica das adolescentes com TPM. É menos comum mulheres com mais de 35 anos apresentarem um quadro de TPM.
4. A TPM é um quadro que só afeta o humor
Mentira. Alterações de humor são uma das características da TPM. Mas também são alterados o apetite, a fisiologia intestinal, podem ocorrer gases, dor de cabeça, alteração do sono, alteração nas mamas, dor e inchaço, entre outras coisas.
5. Há mulheres que ficam com o comportamento tão alterado que tornam-se violentas
Verdade. A mulher que apresenta o quadro severo da tensão pré-menstrual pode ficar mais agressiva. Mas isso não é muito comum.
6. Exercício físico agrava os sintomas da TPM
Mentira. Qualquer exercício físico, como ginástica, esporte ou até relaxamento, melhora os sintomas. Isso porque a prática esportiva libera endorfina, substância que dá sensação de bem-estar. O exercício é indicado.
7. A alimentação não contribui para manifestação dos sintomas
Mentira. Os médicos orientam a mulher com TPM a evitar certos tipos de alimento, como chocolates e comidas gordurosas, bebidas como café, chá preto e chá mate. O sal também deve ser cortado, para não propiciar retenção de líquido e inchaço.
8. TPM e síndrome pré-menstrual são a mesma coisa
Verdade. Na realidade, o termo correto é síndrome pré-menstrual, ou TPM, já que é caracterizada por uma série de sintomas juntos. Mas o termo TPM foi o que se popularizou.
9. Não há tratamento para a TPM
Mentira. Há tratamentos com diuréticos e vitaminas, mas pesquisas mostram que cada caso é um caso. Foi comprovado que os placebos (medicação sem princípio ativo, portanto sem finalidade) melhoram os sintomas em 30% a 40% das mulheres. Apenas 2,5% das mulheres têm, porém, TPM em nível severo, que merece mais cuidado.
10. Mulheres na TPM podem ter desejos de comer frutas exóticas
Verdade. Algumas mulheres podem ter desejos de comer determinados alimentos que não incluem normalmente em sua dieta diária.
11. Medicamentos fitoterápicos e vitaminas não funcionam
Não se sabe. Assim como há mulheres que vêem seus sintomas diminuírem ao tomar anticoncepcional, há também as que têm o quadro alterado com o tratamento à base de fitoterápicos e de vitaminas. Depende do organismo de cada mulher.
12. Pode-se tomar diuréticos sem acompanhamento médico
Mentira. Não se deve tomar nem aspirina sem acompanhamento médico.
13. As causas da TPM podem ser apenas de fundo psicológico
Verdade. Normalmente, essa é a principal causa da TPM. Mas, como ainda não se desvendou o mistério, não se pode ser categórico nessa afirmação. Causas fisiológicas, como as hormonais, também provocam TPM.
14. A mulher na TPM pode engordar até 1 quilo
Verdade. Se a mulher tem propensão a reter líquidos e ingere sal demais no período antes da menstruação, pode aumentar seu peso entre 500 gramas e 1 quilo em função do inchaço.
15. A gravidez faz com que os sintomas de TPM desapareçam
Verdade. Como há a ausência de menstruação, a mulher não tem TPM.
16. Não há relação entre depressão pós-parto e TPM
Verdade. Depressão pós-parto não tem relação direta com a TPM. O que pode acontecer é a mulher ter algum problema psiquiátrico que se manifesta no período de TPM e que pode voltar no período pós-parto.
17. Vida sexual intensa atenua a tensão pré-menstrual
Verdade. Ter vida sexual intensa significa ter atividade física intensa. E o exercício libera endorfina, que dá sensação de bem-estar.
18. Mulheres em período de TPM são mais propensas a usar drogas
Verdade. Mulheres com problemas emocionais podem recorrer a drogas e álcool para diminuir suas carências.
19. Mulheres depressivas são mais suscetíveis à TPM
Verdade. Quem já tem um quadro depressivo pode piorar nessa fase.
20. Algumas mulheres têm alterações na pele no período que antecede a menstruação
Verdade. Não é o sintoma mais comum entre as mulheres, mas é possível que isso ocorra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário